Governo do Distrito Federal

Centro de juventude é inaugurado em Samambaia

Essa é a terceira unidade do DF e tem capacidade de atender cerca de 500 jovens por mês. As outras duas ficam em Ceilândia e na Estrutural

MARIANA DAMACENO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O governo inaugurou na manhã desta terça-feira (20) o Centro de Juventude de Samambaia. O espaço, que fica na QS 402, é o terceiro do Distrito Federal e tem capacidade para atender 500 jovens por mês.

Entre as atividades, para pessoas de 15 a 29 anos, estão cursos profissionalizantes, oficinas culturais e de esporte, além de atendimentos pedagógicos e psicológicos.

As ofertas foram baseadas em pesquisas com a população, que também solicitou cursos do #BoraVencer Profissionalizante no centro.

“Samambaia hoje ganhou mais um espaço de promoção da juventude. Isso nos deixa muito felizes, como o reconhecimento de Brasília pela revista Exame como o melhor lugar para a juventude no País”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O lugar tem 600 metros quadrados de área total e 190 de área construída com salas de informática, de violão e multiúso. Foram investidos R$ 450 mil na reforma do prédio onde funcionava uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, com a entrega de hoje, são 1,5 mil jovens atendidos nos espaços. Os outros dois centros de juventude do DF ficam em Ceilândia e na Estrutural.

Rollemberg também destacou que, até março, serão criadas 6 mil vagas para esse público em programas do governo. Além das 500 no centro inaugurado hoje, há 4 mil para qualificação profissional no programa #Boravencer e 1,5 mil que serão lançadas até o mês que vem no Jovem Candango.

Na cerimônia de hoje, Rollemberg citou ainda outras benfeitorias em Samambaia, como a inauguração de um centro interescolar de línguas (CIL), a entrega de cinco creches e as obras de drenagem no centro da região administrativa.

De acordo com ele, em breve também será inaugurado o Complexo Cultural de Samambaia, que já está pronto e recebe mobília.

Criança Candanga - Governo de Brasília

Governo do Distrito Federal