Governo do Distrito Federal

Plenarinha de Educação Infantil

A Plenarinha de Educação Infantil é um projeto pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, desenvolvido desde 2013, por meio Subsecretaria de Educação Básica/Diretoria de Educação Infantil, em todas as unidades escolares públicas e instituições educacionais parceiras que ofertam Educação Infantil no Distrito Federal.

O referido projeto constitui-se como um processo pedagógico cujo objetivo é oportunizar às crianças da Educação Infantil a promoção do exercício de cidadão ativo, participativo e conhecedor dos seus direitos e deveres, vivenciando a interlocução com o Currículo da Educação Infantil em suas diferentes expressões e linguagens.

Assim, a Plenarinha materializa-se por meio do exercício da escuta sensível e atenta das percepções das crianças sobre as situações que vivenciam na escola, na comunidade e na cidade, traduzindo-se em contribuições relevantes para melhoria da Primeira Infância no Distrito Federal.
A primeira Plenarinha da Educação Infantil ocorreu em 2013 e teve por objetivo incluir a opinião das crianças no Currículo da Educação Básica – Educação Infantil. Com essa ação, deu-se “voz” as crianças.

Em 2014, a segunda Plenarinha, teve por tema o Plano Distrital pela Primeira Infância (PDPI), com o objetivo de ouvir as crianças acerca dos seus direitos descritos nesse documento. Com o tema “Escuta sensível às crianças: uma possibilidade para a (re)construção do Projeto Político Pedagógico”, a terceira Plenarinha teve o intuito de oportunizar a participação das crianças na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar que oferta atendimento à Educação Infantil.

No ano passado (2016), a Plenarinha foi desenvolvida sob o tema: “A cidade e o campo que as crianças querem”. Na oportunidade as crianças conheceram melhor o lugar onde vivem, discutiram sobre possíveis melhorias, bem como encaminharam suas proposições aos representantes do poder público.

Em 2017, a quinta Plenarinha terá por tema “A Criança na natureza: por um crescimento sustentável”. O projeto será desenvolvido entre os
meses de abril a setembro e seu objetivo é aproximar o contato das crianças da Educação Infantil com a natureza, o interesse do cuidado consciente, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

A novidade desta quinta Plenarinha da Educação Infantil é a participação dos alunos do primeiro ano dos anos iniciais das unidades escolares públicas da rede, que juntamente com as crianças da Educação Infantil, educadores e comunidade escolar, terão a oportunidade de se reconhecerem como interlocutores e construtores de saberes e espaços.

 

Criança Candanga - Governo de Brasília

Governo do Distrito Federal