Programa Criança Candanga é apresentado a países Ibero-Americanos em La Paz

Secretário da Criança, Aurélio Araújo, apresentou o programa durante VI Reunião do Comitê Setorial da Infância da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas

O Programa Criança Candanga foi apresentado aos representantes dos países Ibero-Americanos presentes na VI Reunião do Comitê Setorial da Infância da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), realizado em La Paz, na Bolívia, entre os dias 4 e 5 de setembro, com o tema “Cidades que trabalham para o cuidado com a primeira infância”. O Centro 18 de Maio e a ampliação do atendimento a crianças de 3 a 4 anos em creches foram algumas das principais ações mostradas durante o encontro.

Responsável pela a apresentação, o Secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, reforçou as ações intersetoriais trazidas pelo Programa e mostrou os dados de evolução na prioridade à infância e adolescência no Distrito Federal. “Fomos muito bem recebidos e os demais presentes se interessaram muito no perfil de integração entre as áreas, em busca de uma política de fortalecimento da criança e do adolescente”, disse Araújo. Madri, Lisboa, Buenos Aires, Barcelona e Bogotá, são algumas das cidades participantes do encontro.
UCCI – Fundada em outubro de 1982, é uma organização internacional, não-governamental, de caráter municipal, sem fins lucrativos, cujo fim primordial é conseguir estabelecer um quadro que constitua um modelo de convivência pacífica e desenvolvimento solidário, assim como a consolidação de uma consciência que permita o melhor entendimento e a cooperação entre os povos no âmbito ibero-americano.
A UCCI, precursora em quase dez anos das posteriores Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, obteve no dia 25 de janeiro de 1989 a condição de membro com o Status Consultivo do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas.
A UCCI está integrada pelas prefeituras e governos locais das cidades capitais dos países da Ibero-américa (América Latina e Caribe, Península Ibérica) e pelas cidades fundadoras da organização (membros natos), assim como por outras cidades não capitais e áreas metropolitanas da Ibero-américa (membros associados), perfazendo um total de 30 na atualidade. As máximas autoridades locais são as que ostentam a representação das cidades.
Na organização há quatro cidades lusófonas, razão pela qual há duas línguas oficiais: o Espanhol e o Português.