Governo do Distrito Federal

Ações de Turismo e Cidadania

Turismo Cívico (SETUL)

Com foco na consolidação do Turismo Cívico em Brasília e na promoção da educação patrimonial, a Secretaria Adjunta de Turismo lançou o projeto ‘Turismo Cívico”, em conjunto com a Secretaria de Educação e apoio da Casa Militar com a PMDF e da Secretaria de Mobilidade com Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB. Fundamentado em excursões guiadas em pontos como a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, o Memorial JK e o Museu da Imprensa, o projeto pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do contexto histórico, cultural e turístico da cidade. No total foram beneficiadas 54 escolas e centros de convivência entre 2016 e 2017, sendo que 1.565 alunos participaram do projeto no ano passado e até março deste ano já foram 109 beneficiados.

Embaixada de Portas Abertas (ASSINTER)

De iniciativa das próprias embaixadas, com apoio da Assessoria Internacional da Governadoria e também das Secretarias de Educação e de Cultura, as visitações agregam conhecimento e cultura estrangeira aos estudantes através de passeios pelas instalações das embaixadas, onde recebem informações sobre a história, a cultura, a geografia, a gastronomia, o esporte e até o sistema político do país. Mais de 500 alunos participaram do total de quinze passeios que ocorreram entre 2015 e 2016.

Residência Oficial de Águas Claras (ROAC) de Portas Abertas (Casa Militar)

Esse projeto foi idealizado pela esposa do governador e colaboradora do Executivo local e que faz parte do Programa Brasília Cidadã. O programa engloba a visitação de ambientes e exposições na Residência Oficial com foco no estímulo da participação social e na socialização dos espaços públicos da cidade. Do lançamento, em julho de 2016, até março deste ano, o programa Residência Oficial de Portas Abertas recebeu a visita de 1215 pessoas.

VISITAÇÕES DO TURISMO CÍVICO

Ano Período de Execução Quantidade de Escolas / COSE Total de Beneficiados
2016 21/04 a 12/12 51 1565
2017 06/03 a 20/03 03 109

 

Fonte: dados SETUL, 2017.

Novo Guia Turístico Científico de Brasília

Guia Turístico Científico de Brasília é iniciativa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, junto a Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação e visa promover o destino turístico por meio das instituições e equipamentos da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica, apresentando a riqueza desse segmento no Distrito Federal. A publicação apresenta ao leitor o mapeamento dos ambientes de educação científica não formal, e que estão abertos à visitação; como o Jd. Botânico e o Jd. Zoológico, e os museus de anatomia humana e veterinária da Universidade de Brasília. A FAPDF também contribuiu para o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação da capital, com o lançamento de dois editais no valor total de 4 milhões, e que prevêem investimentos para o desenvolvimento dos ambientes da rede.
Saiba mais aqui.

 

Criança Candanga - Governo de Brasília