Governo do Distrito Federal

Alunos do ensino médio vão às urnas para escolherem representantes estudantis

Mais de sete mil estudantes do Ensino Médio do DF puderam participar de suas primeiras eleições nesta segunda-feira (20). Os alunos de três unidades da rede pública escolheram seus representantes estudantis por meio do programa de formação Políticos do Futuro, fruto da parceria entre Secretaria de Educação e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Durante todo o dia, os estudantes do Centro Educacional Lago Norte, do Centro de Ensino 01 do Cruzeiro e do Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia utilizaram urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE, para votarem nas chapas concorrentes ao grêmio estudantil.

O estudante Samuel Douglas, de 15 anos, é um dos candidatos em Ceilândia e destacou a importância da votação. “É uma forma democrática de escolher os representantes e uma maneira eficiente de aproximar os estudantes da direção da escola”, afirmou o rapaz.

Companheira de chapa, Maria Vitória Pereira já sabe a primeira demanda que levarão aos gestores caso sejam eleitos. “Queremos promover uma arrecadação de livros para aumentar o acervo da nossa biblioteca”.

Além da ação, os jovens poderão “auxiliar a diretoria em decisões, fiscalizar as contas da escola, sugerir projetos, fazer avaliações do ensino, promover eventos, entre outras atividades”, como explica a diretora da unidade, Mirtes Corrêa.

A votação ainda foi acompanhada de perto por estudantes que fizeram um curso de mesário no TRE-DF. Os alunos capacitados são os responsáveis por fazer a apuração e divulgar os resultados.

Projeto

A eleição entre alunos do ensino médio é uma das etapas dos programas sociais do TRE-DF no ano. Na primeira, foi realizado o Programa Eleitor do Futuro, em que os alunos do Ensino Fundamental puderam votar. O programa se subdividiu em dois módulos: Anos Iniciais (alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e Anos Finais (6 º ao 9 º ano do Ensino Fundamental).

No ensino médio ocorre o Programa de Formação de Políticos do Futuro. Durante o programa, o TRE-DF realizou uma série de palestras nas escolas com o intuito de reforçar a importância da formação de grêmios estudantis, do voto consciente e do interesse dos jovens pela participação na política.

Para encerrar as atividades anuais desses projetos, haverá a diplomação no dia 23 de novembro. O evento contará com a participação de alunos participantes de todas as etapas, incluindo as chapas vencedoras da eleição do Ensino Médio.

 

Notícias da Educação/Secretaria de Estado de Educação

Criança Candanga - Governo de Brasília