Governo do Distrito Federal

Nova unidade do Sesi-DF será dedicada ao programa ViraVida

No dia 18/05/17, foi inaugurado o Espaço ViraVida no Distrito Federal

Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

O local que será sede para todas as inciativas do programa no DF fica na nova unidade do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF), a São João XXIII, localizada na região administrativa do Gama. O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi e busca resgatar jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.

A inauguração do espaço teve a presença do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar; o superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu; o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco; a administradora regional do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães; o secretário adjunto da criança, Antônio Carlos Filho; o deputado distrital Rodrigo Delmasso; o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique de Almeida Sousa; e o diretor regional da Globo Brasília, Cláudio  Correa.

A escolha da data de inauguração do espaço coincidiu com Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida, essa coincidência foi muito propícia pois reforça o esforço da entidade em buscar melhores condições para os jovens do DF. “Estamos inaugurando aqui a segunda sede própria do ViraVida em todo o Brasil, a primeira fica em Alagoas. O que acontece aqui vai demonstrar que a gente tem uma dedicação a mais com o programa, já que com uma sede e um endereço fixo, ela se eterniza”, enfatizou Almeida.

O espaço ViraVida possui 3 mil metros quadrados, sendo 800 metros de área construída. Os alunos vão realizar todas as atividades do programa no local, em período integral. As aulas de educação básica, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos de qualificação e o acompanhamento sócio pedagógico serão aplicados na nova unidade.

“Essa casa se torna sede do ViraVida para servir quase exclusivamente ao programa. Esse espaço está bonito, alegre, abençoado e à altura do ViraVida. Espero que aqui possamos realizar belas ações de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nós não estamos ajudando ninguém, estamos fazendo nossa obrigação e resgatando esses jovens”, afirmou o presidente da Fibra Jamal Jorge Bittar.

A inauguração do novo espaço ViraVida foi possível após uma parceira de cooperação técnica firmada entre o Sesi/Senai-DF e a Ação Social São João XXIII, que tem um histórico de boas práticas no Distrito Federal. Uma das fundadoras da ação foi Maria Carlota Assad, que prestigiou o novo espaço e falou da felicidade em ver um belo trabalho ter prosseguimento. “Começamos essa ação há 53 anos e, para nós, ia ser muito difícil dar continuidade. Por isso, agradecemos ao Sesi e a Fibra, por entenderem o objetivo da nossa obra, assim como a vontade de continua-la. O ViraVida nada mais é do que continuar o que começamos que, desde o início, é dar apoio à família”, afirmou Carlota.

Ação Social São João XXIII

Em meados dos anos 60, famílias carentes que ocupavam invasões no Plano Piloto foram transferidas para o Gama. À época, um pequeno grupo de voluntárias decidiu acolher a nova comunidade que migrava para a região. Decorrente da necessidade de dar apoio à essas famílias, nasceu, em 27 de agosto de 1965, a Ação Social João XXIII. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, filantrópica, que desenvolve trabalhos de assistência social, por meio de cursos profissionalizantes, alfabetização de jovens e adultos, grupos de idosos, visitas domiciliares, entre outras atividades.

12ª turma

O período de socialização da próxima turma do ViraVida no DF, a 12ª, começa dia 30 de maio. Será um mês de ambientação com atividades voltadas para apresentar as dimensões trabalhadas durante o programa, que são: biológica, espiritual, psicológica e social. Depois desse mês, começa a qualificação profissional, educação básica e aceleração.

Essa turma é composta por 100 jovens e já será realizada totalmente no novo espaço ViraVida localizado no endereço: Área Especial 7/9, Setor Leste, Gama/DF

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Criança Candanga - Governo de Brasília